O carro mais barato do Brasil, o Chery QQ (ainda se tem dúvida, porque o Fiat Mille quer ter esse lugar) e o chinês de maior sucesso, atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas em todo o mundo, desde 2003, quando foi lançado. O hatch é vendido em 70 países e comercializado em dez versões de acabamento em alguns desses mercados.
A história do QQ é marcada pela polêmica envolvendo o Spark, da Chevrolet. A história iniciou em 1993, quando a Fiat encomendou do estúdio de design Italdesign um conceito nomeado de Lucciola. A empresa italiana, entretanto, não utilizou o projeto criado pelo estúdio, mas, o protótipo foi aproveitado pela Daewoo, que deu origem ao Matiz, em 1998.
Em 2001, a General Motors comprou a Daewoo e aproveitou o projeto para criar sob a mesma plataforma o Spark, em 2005. Mas a Chery já havia lançado há dois anos o QQ e jurou ter obtido os direitos sobre o design do Matiz antes da incorporação da Daewoo pela General Motors. O conflito foi parar na Justiça, mas não foi resolvido até hoje.
Aqui no Brasil, o Chery QQ teve 1.926 unidades vendidas em setembro. O modelo é comercializado em versão única, completa, por R$ 23.990 (sem o aumento do IPI).
A Chery prepara uma nova geração do hatch compacto para ser lançada em 2013.
* Com informações Blogauto
0 comentários:
Postar um comentário