quarta-feira, 19 de outubro de 2011

IPI alto.. Até a Volks, GM e Ford serão afetadas

Sinceramente, eles quiseram afetar as marcas importadas que estavam crescendo demais, cutucaram o Governo e terminaram dando um tiro no próprio pé. Três das quatro maiores e mais antigas montadoras do Brasil serão atingidas pelo aumento do IPI sobre carros importados. Pelos menos dez modelos das três marcas ficarão mais caros.


A Chevrolet passará a cobrar mais caro pelo esportivo Camaro e sedãs de luxo Omega e Malibu. No último mês, por exemplo, foram 257 Camaros, 48 Omegas e 9 Malibus, que juntos somaram 0,6% do total de carros vendidos. Depois do aumento do IPI, o número de emplacamentos pode cair pela metade.

Chevrolet Malibu

Para os Alemães da Volkswagen, cinco modelos serão afetados pelo aumento. O Passat, o Passat Variant, o Passat CC, o Touareg e o Tiguan (o que estaciona só) juntos somaram mais de 1,7% da vendas em setembro. Isso para a Volks, a deixa ainda mais longe de ser a líder em vendas, já que a Fiat não irá ser atingida pela medida do governo.

Volkswagen Touareg

A Ford, será a que mais vai 'sofrer'. Os modelos Edge e o Transit venderam mais de 640 unidades no mês passado, representando 2,5% de tudo que ela vende. Um aumento no preço desses carros pode atrapalhar e muito nos negócios da marca.

Ford Edge

Tristeza de uns, alegria de outros. A Fiat, única das quatro marcas que não sofrerá com o aumento, se vê livre para comercializar os seus modelos, concorrentes dos importados das outras três grandes marcas. Com a produção quase toda nacionalizada, a Fiat corria o risco de preço mais alto, apenas no modelo 500, que vinha da Polônia. Mas agora, o pequeno é fabricado no México, e não terá aumento no preço. Fizeram isso na hora certa. Que sorte!

0 comentários:

Postar um comentário