sábado, 6 de agosto de 2011

Teste-drive... JAC j3

Ele é simpático, pequeno, tem uma boa aparência.. O queridinho da JAC que tem conquistado vários consumidores em todo o Brasil, foi testado pelo Blog do Carro. Motor de Corolla, um vvt 1.4 a gasolina de 108 cavalos de potência, o j3 é um típico carro popular completão, sem opcionais e com preço fixo, o que faltava no Brasil. E de cara, foi eleito a melhor compra pela revista Quatro Rodas (categoria de R$ 35 mil a R$ 40 mil).

JAC j3 / Fotos: Danilo César

No percurso feito no teste, o j3 se mostrou disposto, o motor respondia muito bem, com boa saída. Freios ABS, na cidade, em meio ao trânsito e a semáforos, respondia bem, e mesmo em alta velocidade com freadas bruscas, tive a segurança de realmente estar dirigindo um carro com ABS. Um ponto que gostaria de destacar, negativo, talvez, é a troca de marchas, sinceramente achei um pouco dura, em movimento nas trocas de terceira para quarta e quinta senti um pouco o tranco do câmbio, segundo o técnico da JAC, é a chamada marcha prolongada, que dá essa sensação.

Melhor compra - Revisa Quatro Rodas / Fotos: Danilo César
O hatch é confortável, bancos macios, trio elétrico (retrovisor, vidros e travas elétricos), CD player com MP3 e USB, e um potente e gelado ar-condicionado. A temperatura passava dos 35° na capital pernambucano, mas senti frio quando estava dirigindo o carro, e eu não estava doente.

Motor vvt 1.4 de 108 cv
Mas uma coisa não me agradou muito, o acabamento. O volante é de um plástico duro, ou seja, não é confortável. O painel é de LED, mas é um azul tão estranho.. bonito, mas estranho. Contudo a parte superior do painel, traz um material visualmente legal, interessante, mas parecia frágil e fácil de queimar (debotar, por exemplo, um plástico exposto muito ao sol perde o brilho e fica estranho), e outro detalhe é a alavanca do volante, onde fica os comandos de limpador de para-brisa, farol, etc, o formato do volante cobria os comandos.

Depois desse teste percebi o potencial dos carros chineses e principalmente dos carros da JAC, melhorias tem que ser feitas, sim, mas nada que impeça um consumidor brasileira de ter um hatch que tem tudo pra ser bom, vender bem e claro, bom de dirigir, e sinceramente, gostei do pequeno.

1 comentários:

Ailton disse...

Boa! A China chegando pra abaixar os preços de vez.

Postar um comentário