sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Blindagens de veículos cresce 8,39%

Com o sistema de transporte público cada vez pior, muita gente prefere usar o próprio automóvel, e devido à grande quantidade de carros o trânsito engarrafa e deixa as pessoas mais tempo paradas, ficando ainda mais vulneráveis aos ataques de bandidos. Para se sentir mais protegido, muitos recorrem à blindagem, método que há 10 anos era apenas para alguns poucos, mas hoje é para muitos. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) o número de carros que receberam a proteção no primeiro semestre de 2011 aumentou 8,39%, comparado com o mesmo período do ano passado. 

 Foram 3.720 carros blindados nos primeiros seis meses do ano, contra os 3.432 veículos de 2010. Um mercado que cresce em todo o país, tem em São Paulo a maior concentração de veículos blindados, cerca de 80%. Em segundo lugar, o Rio de Janeiro com 10%. Seguido de Pernambuco e Paraná com 2%. Os outros 6% estão espalhados por outros nove estados da região Sul, Nordeste e Sudeste.

O setor de blindagem tem sofrido mudanças, a descentralização do segmento é uma delas. O Nordeste que antes não tinha participação nas estatísticas aparece hoje como um dos principais polos. “Esses dados mostram que a violência extrapolou os grandes centros urbanos e que a sensação de insegurança está instalada nas mais diversas regiões brasileiras”, afirma  Christian Conde, presidente da Abrablin.

Recife é a principal cidade do Nordeste em números de blindagens e possui quatro grandes lojas especializadas nesse tipo de proteção. O índice de instalação do sistema tem crescido muito nos últimos nos, e mostra a mudança do perfil de quem procura o serviço. “Há cinco anos a blindagem de um carro custava cerca de R$ 50 mil, hoje já é oferecido proteção mais eficiente e muito mais barata. Podemos blindar um carro popular por R$ 19 mil. Ficou mais fácil e barato ter proteção no carro”, explica Bruno da Fonte, gerente da Afonte Blindagens, em Recife.


Oficina da Afonte Blindagens

0 comentários:

Postar um comentário