sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Quem produzir no país não vai ter aumento no IPI

A presidente Dilma determinou que o ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel converse com as montadoras que querem construir fábricas no Brasil, para com isso isentar o aumento do IPI (Imposto sobre produtos industrializados) sobre os carros produzidos por aqui.

A ideia é fazer com que se nacionalize a produção de carros vendidos no Brasil. A Chery, a Hyundai, a JAC e, provavelmente, a BMW vão se beneficiar se instalarem um linha de produção no país. Quem pode sair perdendo é a Kia. A marca sul-coreana não esboçou nenhum interesse em ter um unidade em território brasileiro (o que fez foi criar uma linha de montagem do Bongo no Uruguai).

O governo deu um prazo de 90 dias para as montadoras se ajustarem as novas medidas. Para ter a isenção, o modelo importado tem que ter, no mínimo, 65% de peças produzidas aqui no Brasil.

*Em comunicado dado esta tarde (30), a JAC Motors já desconversou sobre a construção de sua fábrica. A montadora afirma que a medida atrapalhou, e muito, os planos da marca, que pretendia vender uma média de 100 mil carros por ano. 


0 comentários:

Postar um comentário