sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Se já era caro, agora se prepare

O governo anunciou ontem (15) que vai aumentar a alíquota de juros dos carros importados. A taxa que hoje varia de 7% a 25% passará a ser de 37% a 55%. Para as marcas que possuem fábricas no Brasil, o aumento não será aplicado se o veículo possuir 65% das peças produzidas no país. A medida vale a partir de hoje e poderá seguir até o final do ano.

Na prática, estima-se que um modelo importado que custe hoje R$ 30 mil passa a ser vendido por R$ 37.500. A taxa varia de acordo com a motorização do carro. Para evitar o pagamento da nova alíquota, as montadoras deverão provar que possuem mais de 65% de centros de desenvolvimento no Brasil, além de atender a pelo menos 6 de 11 requisitos exigidos pelo governo, entre eles fabricação de motores, embreagens, câmbio, pintura e estampagem. A regra também isenta modelos produzidos no Mercosul e México.

As marcas mais prejudicadas com essa mudança são as chinesas JAC e Chery, que nos últimos meses vem crescendo a participação no mercado nacional. Só pra ilustrar o desastre para as chinesas, o j3 que atualmente sai por R$ 37.900 deve subir para R$ 49.270. Já o Chery QQ, um dos carros mais baratos do Brasil, R$ 23.990 é o preço de tabela, com o aumento pode ir para R$ 31.190.


A medida  faz parte do plano Brasil Maior, anunciado no mês passado pela presidente Dilma Rousseff.  

O ministro Guido Mantega, que fez o anúncio, justificou a medida como uma forma de proteger os empregos nacionais. “O consumo interno está crescendo, mas a demanda está sendo atendida principalmente através das importações”, disse. “Corremos o risco de começar a exportar empregos. As medidas que anunciamos hoje servem para estimular a produção nacional.”

O fato é que, se o preço do carro no Brasil já é aumento, sendo ele fabricado aqui ou importado,  com a o aumento no juros, o preço faz ficar ainda maior o que pode, em uma visão bem pessimista e porque não, realista, tirar do nosso mercado marcas chinesas, como a JAC que chegou com muito gás para conquistar o brasileiro, ou mesmo elitizar marcas como a Kia, que possui carros acessíveis, mas que com a medida restringir ainda mais o público.

É o Brasil dos altos impostos!!

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